Vagando
por Paraty
Alambique
Imagem de um dos alambiques de Paraty em que são produzidas as famosas cachaças.
O processo de produção tem 7 fases: a colheita, a moenda, a filtragem, redução do brix, fermentação, destilação e armazenamento
1) Colheita
A colheita acontece durante a maior parte do ano, entre maio e dezembro é o mais comum, porém a colheita é decidida pelo brix que precisa estar entre 18 e 24
Processo de colheita
2) Moenda
Nas horas seguintes a colheita, ocorre a moenda, quando a garapa é extraída e o bagaço posto de lado.
3) Filtragem
A garapa é filtrada por uma peneira e depois passa pelo processo de decantação, tirando possíveis elementos que futuramente comprometeriam a cachaça.
Processo de filtragem
4) Redução do BRIX
O brix que antes estava entre 20 e 24 é reduzido pela adição de água vai para 16 a 18
Processo de redução do BRIX
5) Fermentação
O agente fermentativo natural da cana-de-açúcar é a microbiota (microorganismo que é agente fermentativo natural da cana-de-açúcar) natural, que a acompanha desde a lavoura. Na microbiota predominam as leveduras, e ainda está contida grande quantidade de bactérias. A mesma pode ser enriquecida por nutrientes orgânicos e minerais presentes no arroz, soja e milho. O uso de nutriente natural, como o fubá, é um dos procedimentos que historicamente vem sendo adotado pelos produtores de cachaça.
É a partir de um bom fermentado que se tem um bom destilado. O aroma do mosto fermentado deve ser agradável e penetrante, lembrando o aroma de frutas maduras, com acidez, no máximo, igual ao dobro da acidez inicial, e decantado, com a separação do vinho e do pé-de-cuba.
Apesar de geralmente as cachaças artesanais não possuirem produtos químicos no processo de fermentação, este processo pode ser induzido por meio de conhecimentos sobre quimica.
Processo de fermentação
6) Destilação
Feita em alambique de cobre, que age para reduzir os compostos sulfurados, alguns produtores usam o bagaço para alimentar o fogo. E, durante a destilação, são separados o coração, a cabeça e a calda.
Alambiques de cobre do processo de destilação
7) Envelhecimento e Armazenamento
Enquanto alguns locais armazenam em dornas de inox, o alambique que visitamos deixava o coração, a única parte realmente usada da garapa, em barris de madeira.
Processo de envelhecimento da solução armazenada em barris
Com o Alambique aprendemos que a Quimica pode estar muito presente nos processos mais inimagináveis e interessantes, e que com apenas 7 processos uma simples colheita pôde se tornar uma das produções mais famosas de Paraty.
Fórmulas estrurais de elementos utilizados na produção de cachaça
Cachaças artesanais de Paraty