Vagando
por Paraty
Usina Termonuclear de Angra dos Reis
Em um dos dias de nossa viagem à Paraty, visitamos as centrais nucleares de Angra dos reis, onde aprendemos bastante sobre a geração de energia termonuclear e suas responsabilidades para com o meio ambiente e o meio social. Por meio de museus, palestras, videos e simulações, pudemos entender na prática sobre esse maneira de geração de energia que, atualmente, abastece 1/3 da cidade do Rio de Janeiro.
Teoria da Fissão Nuclear
É o inicio do processo de uma reação que ocorre no núcleo do átomo. O núcleo é atingido por um nêutron que, após a colisão, libera uma grande quantidade de energia, na usina essa energia é disposta em forma de vapor da água, que gera a energia elétrica e abastace grandes regiões brasileiras. Após essa reação, novos nêutrons realizarão novas colisões e mais energia será formada.
Esse processo de fissão, junto com a força nuclear é capaz de gerar até mesmo grandes explosões como os de bombas atômicas (processo que permitiu o descobrimento da tecnologia de fissão), mas diferente dessas, a energia de temonucleares como as de Angra são controladas por meio da água.
Teoria da Fissão nuclear explicada no museu da Usina de Angra
Reação em cadeia
Processo repetido da divisão de átomos de urânio que permite uma geração de energia constante. O urânio só é capaz de participar dessa reação se for enriquecido, pois, por ser um átomo baseado em nêutrons e dividido em substâncias diferentes, uma dessas não é radioativa e para participar da fissão deve passar pelo processo de enriquecimento.
Cálculo da grande quantidade de energia liberada pelo urânio enriquecido no processo de fissão
Processo de enriquecimento do urânio
Diferença das Usinas
As Hidraelétricas: Funcionam através da pressão da água, apesar de renovável, essa forma de geração de energia pode ter pontos negativos como impactos ambientais (desmatamento e geração de gás metano) e sociais.
As Termoelétricas: Energia produzida a partir da geração de calor como na queima de carvão. Apesar de eficaz, essa usina também possui pontos negativos, principalmente ambientais (poluição do ar em especial).
As Termonucleares: Por meio de elementos quimicos e diferentes reações cria-se energia capaz de abastecer áreas extensas, com o aprendizado que obtivemos sobre essa usina em especial, tivemos a liberdade de traçar alguns de seus pontos negativos e positivos:
Aspectos Positivos
-As reservas de energia nuclear são muito maiores que as de combustíveis fósseis.
-Comparada às usinas de combustiveis fósseis, as nucleares requerem menores áreas.
-As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países portadores de petróleo e gás.
-Não contribui para o efeito estufa.
Aspectos Negativos
-Os custos de construção e operação das usinas são muito altos.
-Possibilidade de construção de armas nucleares.
-Destinação do lixo atômico.
-Possiveis acidentes graves.
Usinas PWR x BWR
A usina de angra, por se tratar de uma usina PWR possui um sistema triplo de abastecimento e um tipo diferente de reator (diferente do de Fukushima por exemplo, por esta ser uma usina BWR).
Diferença da usina PWR e BWR
imagens do reator e de outros objetos retrados no museu da usina de angra
Responsabilidades de uma Usina Termonuclear
A Usina de Agra possui grandes responsabilidades, principalmente quando relacionadas às questões sociais e ambientais, já que perto dela existem comunidades e um litoral. Conforme vimos nos videos mostrados na palestra da Usina, não há contaminação da água dos mares e diversos testes com bioindicadores de impactos são feitos para garantir a segurança.
Este processo de bioindicadores de impactos é constantemente realizado pelos biólogos da Usina de Angra, quando se utiliza a água do mar para resfriar a água que ja foi aquecida pelo reator e depois à devolve ao mar ela estará quente, e isto pode levar à uma mudança de temperatura da água que faz com que alguns seres marinhos como algas e corais comecem a morrer. A morte desses seres vivos serve como um dos bioindicadores que obrigam a usina à mudar seus hábitos e garantir a segurança dos meio ambiente.
A Usina de Angra está sempre realizando pesquisas e processos de cautela para que não ocorra a contaminação da região em que foi construida e para que transmitam uma energia limpa (fonte renovável que não lança poluentes na atmosfera ou impactos na natureza).
Como funciona a Usina de Agra (PWR)
A Simulação
Além do museu e da palestra, no dia da visita à Usina de Angra, também pudemos visitar um simulador de crises do local. Apesar de não podermos tocar em nada foi muito interessante aprender sobre a sala de controles utilizada no treinamento de novos técnicos e físicos para que estes saibam como reagir em situações de crise e impedir que o impacto em relação à usina seja muito grande.
Botões, tecnologias e documentos utilizados na sala de simulação.
Nossa Opinião
Um dos assuntos mais tratados após a visita à Usina foi sobre a opinião dos alunos em relação à construção de novas usinas nucleares e se vale a pena mesmo o risco.
O nosso grupo se reuniu para discutir sobre o assunto e chegamos à conclusão de que vale a pena sim, mas para isso algumas mudanças devem ser feitas. Primeiramente, em relação à comunicação com a população; apesar de parecer algo simples, aprender sobre uma usina nuclear e suas responsabilidades pode se tornar algo complicado. Uma melhor comunicação e compartilhamento de informações pode evitar acidentes como os de Goiânia e outros que ocorrem pelo mundo todo.
Apesar de nos surpreendermos com a profissionalidade da Usina de Angra, somos realistas o bastante para saber que nem tudo no Brasil funciona bem desta maneira, por isso, para a construção de novas usinas nucleares seria preciso uma melhoria da fiscalização e uma boa escolha de profissionais para trabalhar no local.
A demanda que hoje temos em nosso país em relação à eletricidade é enorme, o que uma pessoa consumia no passado hoje não é nem um terço do que uma pessoa é capaz de consumir com toda as novas tecnologias criadas. Por este motivo novas formas de geração de energia devem ser construidas para abastecer toda a população, sendo a energia nuclear uma grande concorrente, pois não gera muitos impactos e é capaz de abastecer extensas áreas. Com a devida cautela nosso país é sim capaz de contruir novas usinas como as de Angra.
Uma de nossas colegas, Sofia, aprendendo na prática sobre a geração de energia termonuclear